Home > Saúde > Usuários aprovam volta às atividades em Academias da Cidade
PE,RECIFE,22/09/2020,CORONA VIRUS PE,PESSOAS SAO VISTAS, SE EXERCITANDO NA ACADEMIA DA CIDADE , NO PARQUE DA JAQUEIRA, ZONA NORTE DA CIDADE, NESTA TERCA FERIRA (22). DEVIDO A PADEMIA A CADEMIA DA CIDADE, PAROU TEMPORARIAMENTE, E COM O DECRESCER DO CONTAGIO A PREFEITURA RESOLVEU VOLTAR AOS POUCOS COM O FUNCIONAMENTOS DOS EXERCICIOS FISICOS. AO AR LIVRE COM TEMPO ESTIPULADO DE 40MIN E RESPEITANDO AS NORMAS DA OMS. (ORGANIZACAO MUNDIAL DA SAUDE).

Usuários aprovam volta às atividades em Academias da Cidade

Após mais de seis meses sem aulas presenciais, oito polos da Academia da Cidade do Recife retornam às atividades a partir desta terça (22). Entre eles, está o do Parque da Jaqueira, zona norte do Recife. Por lá, a empolgação dos alunos com o retorno era visível. A dona de casa Gilda Pereira aprovou a volta às aulas no polo. A aluna, que frequenta as aulas há pouco mais de cinco anos, afirma que estava sentindo falta dos exercícios durante o tempo em que permaneceu em casa. Ela conta que continuou a se exercitar de forma remota, mas não escondeu o contentamento com o retorno à rotina. “Eu estava sentindo falta daqui, dos professores, e estou muito feliz com a volta às aulas”, diz.

O motociclista Iranildo Mota é outro aluno que aprovou a reabertura das Academias. Um dos primeiros a chegar para a aula, ele confessa que, durante o isolamento, não conseguiu manter a rotina de exercícios por causa do trabalho, mas se mostrou disposto a retomar o ritmo que tinha antes da pandemia. Para ele, as aulas presenciais são um diferencial na hora de se exercitar. “O que eu gosto mesmo é de estar junto com o grupo, e estou muito feliz com a volta”, conta.

A empolgação dos alunos não passou despercebida para o professor Francisco Cordeiro. O profissional, que atua no projeto há cerca de dez anos, ressalta a importância da volta às atividades, e destaca os protocolos de segurança adotados por causa da Covid-19. “Estamos seguindo todo um roteiro para garantir nossa segurança e a dos usuários.”, afirma. Antes de retornarem aos exercícios, os alunos passam por uma avaliação física, feita através de agendamento.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, destaca a importância dos exercícios físicos orientados por profissionais para a saúde dos usuários. Ele afirma, também, que a retomada das atividades ocorre em um momento em que “há mais de quatro meses com queda sustentada e persistente dos casos graves e óbitos”.

Retomada gradual

As atividades nas Academias da Cidade estavam suspensas desde março, quando foi decretada a pandemia do novo coronavírus, e ocorrem de forma gradual. Dos 42 polos disponíveis nos bairros do Recife, 8 reabrem esta semana. A retomada dos demais polos deve acontecer nas próximas semanas, sempre oito por vez. A previsão é de que todos os polos estejam em funcionamento até o final de outubro.

A reabertura segue as regras de segurança estabelecidas dentro do Plano de Convivência com a Covid-19, como cuidados com a higiene e distanciamento social. Tanto os profissionais quanto os alunos deverão comparecer às aulas de máscara, e têm que utilizar o acessório durante e após as atividades. A duração das aulas também sofreu alterações, passando de uma hora de duração para 40 minutos, para que haja a limpeza do local antes do início do próximo turno.

Outra orientação é que usuários do grupo de risco, como idosos e pessoas com comorbidades, permaneçam em casa, utilizando o conteúdo online disponibilizado no Instagram do Programa Academia da Cidade (@pacrecife) e no site do aplicativo Atende em Casa.

Sobre Wagner Oleiro

Radialista desde 93 trabalhou nas principais AMs e FMs do Recife. Começou na carreira logo cedo acompanhando seu pai Cláudio Monfrin que também é radialista (aposentado) nos programas que apresentava. Mas foi como sonoplasta que Wagner Oleiro começou sua carreira aos 16 anos de idade e foi com 19 anos que ele se profissionalisou como radialista na função de locutor, apresentador e animador. Em 2013 ele avança na comunicação indo trabalhar como repórter num canal de televisão no Mato Grosso. Atualmente Wagner Oleiro apresenta uma programação jornalistica nas manhãs da Rádio MAIS FM 104,7 e exerce a função de jornalista nesse portal.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Depois de cinco meses, Recife tem 1º dia sem óbitos confirmados por Covid-19

A Prefeitura do Recife anunciou na segunda-feira (7), que os boletins epidemiológicos diários da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife ...

Pular para a barra de ferramentas