Home > DESTAQUES > Surto de coronavírus é detectado em base chilena na Antártica Por: AFP
A healthcare worker conducts antigen rapid tests for COVID-19 during a mass coronavirus screening at Santa Creu i Sant Pau Hospital in Barcelona, on December 14, 2020. (Photo by LLUIS GENE / AFP)

Surto de coronavírus é detectado em base chilena na Antártica Por: AFP

Um surto de coronavírus com até 36 contagiados foi detectado em uma base que o Exército chileno mantém na Antártica, o único continente que estava livre da Covid-19, confirmou a instituição nesta segunda-feira (21).
O Exército chileno explicou em um comunicado que nos últimos dias o pessoal da base antártica “Bernardo O’Higgins Riquelme” apresentou sintomas associados à Covid-19 e por isso decidiu-se por evacuá-los.
Após serem submetidos a um exame médico e a testes de PCR (swab), pôde-se constatar que “36 homens testaram positivo para a Covid–19, dos quais 26 correspondem a efetivos do Exército e dez são civis de uma empresa terceirizada que estava fazendo trabalhos de manutenção programados na base antártica”, indicou o comunicado.
Todos estão isolados e são monitorados constantemente, “conseguindo até o momento contar com um diagnóstico favorável e sem qualquer tipo de complicação associada à Covid-19”, acrescentou a instituição.
O contágio remonta à visita recente à base do navio “Sargento Aldea”, da Marinha chilena, que realizou entre 27 de novembro e 10 de dezembro trabalhos de suporte logístico.
Após terminar sua missão e chegar ao porto de Talcahuano (sul) em 16 de dezembro, detectaram-se três casos positivos de um total de 208 tripulantes.
Após a confirmação dos casos, todos os tripulantes da embarcação foram postos em quarentena a bordo do navio em Talcahuano. Também estão “em boas condições de saúde e cumprindo os protocolos sanitários vigentes”.
Antes, já haviam sido detectados casos positivos no pessoal que desembarcou na cidade chilena de Punta Arenas (sul) em 10 de dezembro, informou a Marinha em outro comunicado.
Antes de zarpar e como medida de precaução, “toda a tripulação do navio teve que se submeter a um exame PCR. Uma vez conhecido o resultado e confirmado que toda a tripulação do navio tinha tido PCR Negativo, a unidade zarpou desta cidade rumo ao continente antártico”.
Até agora, a Antártica era um dos poucos lugares do mundo livres do coronavírus, depois de uma intensificação dos controles e do cancelamento de todas as viagens de turismo.
Decidiu-se também transferir o pessoal não indispensável e proibir o contato entre as cerca de 40 bases internacionais estabelecidas ali.                                                                                                                                                            FONTE :Diario de pernambuco                        Foto: Lluis Gene/AFP

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Membros recentemente ativos

MARCOS ANTONIO

CLIMA/TEMPO

x

Veja Também

Bolsonaro sobre feriado de carnaval: “Nós vamos manter”

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, na noite desta quinta-feira (7), que manterá o feriado de carnaval. Já sobre as festas, ...

Pular para a barra de ferramentas