Home > Entretenimento > Reginaldo Rossi pode ganhar título de Patrono do Brega em Pernambuco

Reginaldo Rossi pode ganhar título de Patrono do Brega em Pernambuco

O Colegiado da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) deu o parecer favorável a nove projetos em homenagem a personalidades de diversas áreas no estado, na última segunda-feira (24). Dentre eles, está o título de Patrono do Brega para o cantor Reginaldo Rossi, de autoria de Clodoaldo Magalhães (PSB). Entre os parlamentares que condeceram o parecer está Teresa Leitão (PT), que também é a relatora do projeto na comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCJ). Assim, a votação poderá seguir ao plenário.

“O título é muito bem concedido no sentido da identidade que Reginaldo tinha com o brega, que traz poesia e uma real leitura do cotidiano”, pontua Teresa, reiterando a importância da homenagem ao cantor, falecido em 20 de dezembro de 2013. Os deputados Aloísio Lessa (PSB) e Waldemar Borges (PSB) também declararam apoio ao título. Esse segundo ainda lembrou da participação de Rossi em Comícios pela Democracia e que ele “também prestou serviços com suas mensagens anti-machismo e anti-drogas”

Com mais de 50 anos de carreira, Reginaldo Rossi começou a carreira musical com o rock da Jovem Guarda no grupo Silver Jets e depois enveredou para as músicas românticas, dominando o Norte e o Nordeste do país. Com a canção Garçom, de 1986, alcançou o restante do Brasil e se tornou um cantor nacional. Foi contemporâneo a uma geração de cantores românticos tachada de brega por falar diretamente com o povo. Em Pernambuco, reformulou o conceito de brega com músicas que abordavam o sentimento humano, fossem dores, amores ou ilusões. O artista faleceu após descobrir a existência de um tumor no pulmão.

Mais homenagens
Ainda na reunião da segunda-feira (24), o colegiado deu aval a uma série de homenagens a personalidades que marcaram a cultura pernambucana. João Cabral de Melo Neto foi apontando como possível Patrono da Poesia no Estado, enquanto Osman da Costa Lins poderá ser o Patrono da Dramaturgia. Ao pintor Cicero Dias coube o título de Patrono da Estética do Modernismo de Pernambuco, enquanto Abelardo Germano da Hora ficou com o Patrono das Artes Plásticas. Naná Vasconcelos foi indicado para receber o título na categoria Percussão.
No dia 11 de agosto, a escritora Clarice Lispector recebeu o título de patrona da literatura de Pernambuco. O reconhecimento foi oficializado, nesta segunda-feira (11), por meio de uma lei de autoria do deputado estadual Professor Paulo Dutra (PSB) publicada no Diário Oficial.
FONTE: Diário de Pernambuco.

 

 

Sobre Wagner Oleiro

Radialista desde 93 trabalhou nas principais AMs e FMs do Recife. Começou na carreira logo cedo acompanhando seu pai Cláudio Monfrin que também é radialista (aposentado) nos programas que apresentava. Mas foi como sonoplasta que Wagner Oleiro começou sua carreira aos 16 anos de idade e foi com 19 anos que ele se profissionalisou como radialista na função de locutor, apresentador e animador. Em 2013 ele avança na comunicação indo trabalhar como repórter num canal de televisão no Mato Grosso. Atualmente Wagner Oleiro apresenta uma programação jornalistica nas manhãs da Rádio MAIS FM 104,7 e exerce a função de jornalista nesse portal.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Sem lingerie? Heidi Klum ousa no look em festa pós-Oscar

Heidi Klum usou um look supersexy, neste domingo, 22, para ir à Festa beneficente organizada por Elton John, em Los ...

Pular para a barra de ferramentas