Home > DESTAQUES > Praias do Recife voltam a registrar grande fluxo de pessoas em feriadão

Praias do Recife voltam a registrar grande fluxo de pessoas em feriadão

Todos os domingos por volta das 10h da manhã, o professor Mauro Alexandre, de 39 anos, se dirige até a ciclovia da Av. Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, para pedalar na orla. Com a pandemia do novo coronavírus, ele suspendeu os passeios semanais e só retomou depois do decreto autorizando a retomada das atividades. Mauro marcou presença no calçadão neste domingo (11), atento aos cuidados necessários para prevenção do contágio, realizando o passeio ciclístico com máscara, respeitando as medidas de distanciamento e fazendo uso de álcool gel. Ele deixa a praia sempre no fim da manhã depois de realizar os exercícios. “Saio no final da manha, não sei como fica a movimentação depois, mas vejo que as pessoas estão chegando agora e a tendência é que a praia fique lotada”,

Diario tem acompanhado o movimento das praias durante os finais de semana e feriados após a liberação das atividades na orla, prática de exercício, banho de mar e comércio de praia, e o cenário de negligência com uso de máscara e regras de distanciamento se mantém em Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa. No calçadão e na ciclovia, foram identificadas muitas pessoas realizando atividades físicas ou circulando sem uso de proteção individual.

Da mesma forma, na faixa de areia foram identificadas aglomerações e alguns trabalhadores, comerciantes e ambulantes foram vistos sem máscaras, mas o esforço era em cumprir as normas sanitárias exigidas pela Prefeitura do Recife. A orientação é manter uma distância de quatro metros entre as sombrinhas e de um metro e meio entre as cadeiras. Semanalmente, a Prefeitura destaca profissionais da Dircon, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e CTTU para fiscalizar a orla do litoral recifense, mas pede a colaboração dos banhistas para fazerem a sua parte e assim evitarem a disseminação da Covid-19.

O professor Mauro Alexandre vai à praia de Boa Viagem sempre aos domingos pedalar na ciclovia e evita aglomerações  (Foto: Peu Ricardo/DP FOTO)
O professor Mauro Alexandre vai à praia de Boa Viagem sempre aos domingos pedalar na ciclovia e evita aglomerações (Foto: Peu Ricardo/DP FOTO)

“Aos poucos eu percebo que as pessoas acham que a pandemia passou e a cada domingo eu vejo mais imprudência. É dificil se colocar no lugar do próximo, mas a gente precisa proteger o outro, tomando todas as medidas necessárias e evitando o contato próximo”, defende o professor Mauro Alexandre. “Não sabemos com o que estamos lidando, muitas pessoas podem ter contraído o vírus, muito se fala sobre a prevenção, mas a questão é que não sabemos se estamos realmente protegidos”, reflete. Tomando todos os cuidados, Mauro acredita que não contraiu a Covid-19 nesse período. “Eu não tive sintomas, acredito que não tive a doença, mas independente de qualquer coisa, tenho o cuidado de não colocar a mim e nem as pessoas próximas a mim em risco”, completa.

Na faixa de areia, o ambulante Tatiano Amaro, de 26 anos, que vende queijo na brasa, está vendo o movimento aumentar a cada final de semana. “É uma coisa boa pra gente que depende disso, né? Estou vindo todo fim de semana, feriado, na esperança que as coisas melhorem e eu recupere o prejuízo que tive com esses dias todos de praia fechada”, conta. Sem máscara, o vendedor conta que saiu apressado de casa e acabou esqueceu a peça de uso obrigatório. “Mas eu tou aqui usando álcool gel, fazendo toda a limpeza direitinho. Eu não tenho muito medo de pegar ess evírus não”, confessa. Na carroça onde guarda e manipula o queijo antes de colocar na brasa, Tatiano dispõe de um frasco com álcool gel para realizar a limpeza e oferecer aos clientes.
A estudante Gabriele do Nascimento, 23 anos, estava caminhando em direção ao mar quando foi abordada pela equipe de reportagem. “Só tirei a máscara para dar um mergulho no mar”, justificou, acrescentando que se preocupa em preservar a sua saúde e dos seus familiares, por isso faz sempre uso da proteção. “Tenho muito medo de pegar esse vírus, então eu tenho muito cuidado. Só tiro a máscara quando realmente não dá pra usar, que é quando estou bebendo, comendo ou no mar”, frisa.

As praias do estado foram reabertas a partir do dia 20 de junho. No dia 17 de julho, o Recife autorizou as atividades comerciais nos mais de 60 quiosques da orla da Zona Sul da cidade. Em Pernambuco, até este domingo (11), mais de 8,4 mil pessoas vieram a óbito em decorrência da Covid-19. O Estado totaliza 153.144 casos confirmados do novo coronavírus, sendo 26.545 graves e 126.599 leves.

FONTE: Diário de Pernambuco.

Sobre Wagner Oleiro

Radialista desde 93 trabalhou nas principais AMs e FMs do Recife. Começou na carreira logo cedo acompanhando seu pai Cláudio Monfrin que também é radialista (aposentado) nos programas que apresentava. Mas foi como sonoplasta que Wagner Oleiro começou sua carreira aos 16 anos de idade e foi com 19 anos que ele se profissionalisou como radialista na função de locutor, apresentador e animador. Em 2013 ele avança na comunicação indo trabalhar como repórter num canal de televisão no Mato Grosso. Atualmente Wagner Oleiro apresenta uma programação jornalistica nas manhãs da Rádio MAIS FM 104,7 e exerce a função de jornalista nesse portal.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

ROBERTO FERRAZ PARTICIPA DE ENTREVISTAS E APRESENTA PLANO DE GOVERNO:

Foram duas entrevistas que o candidato do PRTB para a Prefeitura de Camaragibe participou na terça (21) e quarta (22). ...

Pular para a barra de ferramentas