Home > Geral > JCPM desiste e Pernambuco perde investimento no Litoral Sul.

JCPM desiste e Pernambuco perde investimento no Litoral Sul.

O jornal O Poder, prosseguindo sua trajetória de trazer para os seus leitores informações privilegiadas e inéditas, noticiou, na sua edição das 19h00, a desistência do mega empresário João Carlos Paes Mendonça de um projeto milionário no litoral sul de Pernambuco.

Depois de uma espera de 12 anos, o empresário João Carlos Paes Mendonça foi vencido pela burocracia ambientalista e desistiu de implantar o maior projeto turístico no litoral sul de Pernambuco, o Costa de Guadalupe, numa área de 1 milhão e 200 mil metros quadrados que abrigaria um hotel, um flat, uma marina, um clube, lotes para casas e ainda recuperaria uma igreja antiga que fica no local.

E olhe que JCPM não é um empreendedor que desiste facilmente. Seu projeto foi submetido por anos à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), foi discutido em audiências públicas em Sirinhaém e Rio Formoso, na área do projeto. Foi passado e repassado sem indícios de que ele seria liberado. JCPM, contudo, manteve-se firme em viabilizar o projeto com investimentos de R$ 300 milhões e que mudaria o perfil socioeconômico da região.

Um amigo de JCPM acha que ele, aparentemente, se encheu das picuinhas e das sucessivas exigências sem sentido que o Governo do Estado fez. “O Jornal do Comércio queria registrar a queixa do empresário. Mas ele proibiu, para não quer ser acusado de usar seus veículos de comunicação em proveito próprio”.

Em março de 2018, o presidente da CPRH, Eduardo Elvino, disse à Folha de São Paulo que a legislação é rígida e precisa ser cumprida. “O projeto inicial era ruim”. Por exigência do órgão, o grupo JCPM precisou realizar estudos geológicos, arqueológicos, urbanísticos e de correntes de maré. Foram exigidos ainda detalhamento da vegetação, escavações e análise de avanço do mar.

Segundo Elvino, diante desses novos procedimentos do grupo construtor o projeto deveria à época ser aprovado. “Faltando apenas a manifestação do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional)”. Mas nada aconteceu.

Em 2020, em plena pandemia do coronavírus, a desistência de construir o Costa Guadalupe é uma perda econômica para o Estado. JCPM fez de Pernambuco seu Estado, investiu aqui na maior parte dos seus negócios e agora leva essa rebordosa.

É bom observar com o Governo do Estado vai tratar agora de um grandioso projeto turístico trazido por gaúchos para a Praia de Carneiros, também no litoral sul. Que prevê hotel, restaurante e parque aquático. O governador Paulo Câmara esteve no lançamento da pedra fundamental do projeto. Serão dois pesos e duas medidas?

Fonte: Blog do Magno

Sobre MARCOS ANTONIO

Mais informação para formar a sua opinião.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Membros recentemente ativos

MARCOS ANTONIO

CLIMA/TEMPO

x

Veja Também

Torta de presunto e queijo

INGREDIENTES 4 ovos 2 e 1/2 xícaras (chá) de leite 1 xícara (chá) de óleo 1 xícara (chá) de batata ...

Pular para a barra de ferramentas