Home > DESTAQUES > Dani Portela pede criação de Comissão de Igualdade Racial na Câmara do Recife

Dani Portela pede criação de Comissão de Igualdade Racial na Câmara do Recife

Se depender da vereadora Dani Portela (PSOL), a Casa de José Mariano contará com mais uma comissão temática.
Ela protocolou um projeto de resolução para criação da Comissão de Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo, por isso, apelou na manhã desta segunda-feira (22), durante reunião Ordinária, da Câmara do Recife, por videoconferência, que a tramitação da proposição tenha celeridade e conte com o apoio de todos os parlamentares da Casa.
Ela trouxe inúmeros dados que dão conta das desigualdades raciais existentes no país e no Recife, segundo ela, a capital da desigualdade.
“Todos os dias acordamos com notícias sobre racismo e por isso é urgente que se faça este enfrentamento e essa questão é basilar na minha história”.
Ela disse que assumiu o compromisso com a população do Recife para lutar pelos negros e negras, pois o racismo impede que a democracia de fato aconteça.
Dani Portela lembrou que 55% da população do país se diz negra ou parda e que, no Recife, são 64%. E, no entanto, ela lamentou que estas pessoas não são representadas na maioria dos espaços, sendo o Brasil marcado pelo racismo estrutural, determinante das desigualdades.
Lembrou ainda que nas Câmaras legislativas do país os negros não minorias, apesar de serem maioria na população. Citou a Câmara do Recife, onde “dos 39 vereadores apenas onze se dizem negros ou pardos”.
A vereadora informou que segundo o Supremo Tribunal Eleitoral, 53% das cadeiras das câmaras são ocupadas por brancos e apenas 6 % se declaram negros e 38% pardos, quando mais de 60% da população brasileira se declara negra ou parda.
“Os índices de desemprego são 71% maior entre negros e se forem mulheres é maior ainda. E isso reflete a situação da educação. Recife é a capital mais desigual e por isso precisamos enfrentar essa luta”.
Dani Portela enfatizou que é necessária a disposição da Casa em se comprometer com este debate com ações concretas.
A Comissão da Desigualdade Racial é o ponta-pé inicial para criação do Estatuto da Desigualdade Racial do Recife.
“Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista todos os dias. Nossos jovens gritam todos dias: “não consigo respirar”.
Fonte: Ismael Alves
politicanoforno@gmail.com
(81) 99139-7305

Sobre MARCOS ANTONIO

Mais informação para formar a sua opinião.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

PAREDÃO

E o paredão tá formado! Quem você quer eliminar? Fiuk, Nego Di ou Sarah? Corre pro Gshow – O Entretenimento ...

Pular para a barra de ferramentas