Home > Com bênção de Lula e Dilma, Marília Arraes realiza convenção e é oficialmente candidata à prefeita do Recife

Com bênção de Lula e Dilma, Marília Arraes realiza convenção e é oficialmente candidata à prefeita do Recife

A convenção do PT/PSOL no Recife, transmitida virtualmente pelas redes sociais para evitar aglomerações e prevenir o risco de contaminação da covid-19 durante a pandemia, oficializou a deputada federal Marília Arraes (PT) como candidata à prefeita e o advogado João Arnaldo (PSOL), como candidato a vice. Apesar de Marília já ter se colocado como pré-candidata há certo tempo, a oficialização do nome do vice-prefeito só aconteceu às vésperas da realização da convenção, em uma reunião realizada na noite desta terça-feira (15) e a escolha se deu por conta da aliança firmada entre as duas legendas.

Em seu discurso nas convenções, realizado na manhã desta quarta-feira (16), Marília Arraes fez referência as movimentações feitas pelo PSB para manter o PT no arco de alianças da Frente Popular e, assim, retirar mais uma vez, Marília da disputa antes mesmo de chegar às urnas. “Esta é uma candidatura que desagradou muita gente que tinha um projeto de poder para, talvez, os próximos 20 ou 30 anos, e achava que poderia tirar a liberdade das pessoas de escolher seu representante. Mas eleição não se ganha por W.O, mas se disputa nas urnas, com debates de ideias e projetos para a Cidade”, disse.

“Desde o começo do ano estamos construindo um diálogo direto com a população. Estamos debatendo a cidade através de cinco eixos centrais: Saúde, Educação, Combate às Desigualdades, Cultura, Esporte e Lazer e Mobilidade. Hoje foi a oportunidade de, por exemplo, reafirmar o meu compromisso com o fim das palafitas na cidade e com a erradicação das filas nas creches”, afirmou Marília em outro momento do seu discurso.

Durante a convenção, foram exibidos depoimentos em vídeo, de cada um dos candidatos a vereador dos partidos da base aliada da petista (PSOL, PMB e PTC). A convenção também ganhou o apoio de representantes da classe artística, como Flaira Ferro e Chico Buarque. Entre os que tentam garantir uma vaga na Câmara do Recife, estão o ex-prefeito e vereador João da Costa (PT), vereador Jairo Brito (PT) e vereador Ivan Moraes (PSOL) buscando a reeleição, e nomes como Dani Portela (PSOL), Jurandir Liberal (PT) e Fernando Ferro (PT). Além de outras cinco chapas que concorrem a mandatos coletivos, sendo um do PT e quatro do PSOL.

Os presidentes do Diretório Municipal e Estadual do PT, respectivamente Cirilo Mota e Doriel Barros, também tiveram seus vídeos exibidos na convenção. Durante os debates internos sobre a permanência do PT em uma aliança com o PSB ou o lançamento de uma candidatura própria, os dois presidentes se posicionaram favoráveis a manutenção da aliança com os socialistas. No evento realizado na manhã desta quarta-feira, Cirilo colocou seu apoio à campanha. “Nessas eleições, apresentamos a candidatura da deputada Marília Arraes, que tem a missão de continuar essa contrução junto com o povo. Para isso contamos com sua ajuda”, falou.

O presidente do PT-PE e deputado estadual Doriel Barros, convocou a militância petista a apoiar Marília. “Tenho absoluta certeza de que vamos construir uma campanha organizada e bonita, como diz o presidente Lula, nosso povo precisa voltar a sonhar e para isso precisamos de todos e da militância de cada um de vocês”.

O senador Humberto Costa, principal nome petista da aliança com o PSB, iniciou sua fala reforçando a militância que seu posicionamento sobre a candidatura de Marília era conhecido. “Estou cumprindo essa decisão nacional e não poderia deixar de ser assim”. Em seu discurso, Humberto voltou a defender que o tom da campanha do PT nestas eleições não deve ser o de ataques ao PSB. “Precisamos entender nesa campanha quem são os nossos adversários reais e quais não são. Os nosso verdadeiros adversários são essa direita que está aí. É a candidatura de Patrícia (Domingos) que representa o lavajatismo. É Mendonça Filho, que foi um dos participantes do governo Temer, intergrante da ‘turma do Temer’, e hoje tenta se chegar mais próximo a Bolsonaro, além d eoutros de menor dimensão”, defendeu o senador.

“Não acho que o PSB seja nosso principal adversário. Isso não significa que não vamos marcar posição e nossas diferenças”, disse Humberto Costa se referindo as eleições de 2006, quando o PT se aliou a Eduardo Campos no segundo turno para vencer Mendonça Filho.

Nacionais

Antes de Marília discursar como candidata, foram exibidos vídeos dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, do ex-presidenciável Fernando Haddad, da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman e do presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros.

“Marília é o retrato da mulher ocupando seu espaço. Ela é ‘boa de briga’ e tem tudo para ganhar essa eleição. Foi Marília que escolheru o PT em um dos maomentos mais difíceis da nossa vida, quando o partido sofreu uma perseguição midiatica e judicial. Isso só mostra sua coragem”, disse o ex-presidente Lula.

Também em vídeo exibido antes do discurso de Marília, a ex-presidente Dilma Rousseff, lembrou que, caso eleita, Marília vai ser a primeira mulher eleita prefeita da Cidade do Recife. “O atual presidente não se importa com a vida da população. Por isso, mais do que nunca, é preciso ter na prefeitura alguém que governe para todos. Governar para todos é não deixar ninguém para trás. Marilia é deputada federal e foi três vezes vereadora, o que torna ainda mais legitimo o seu projeto de ser prefeita da cidade”.

 

FONTE: Diário de Pernambuco

Sobre Oleirojornalista

Radialista desde 93 trabalhou nas principais AMs e FMs do Recife. Começou na carreira logo cedo acompanhando seu pai Cláudio Monfrin que também é radialista (aposentado) nos programas que apresentava. Mas foi como sonoplasta que Wagner Oleiro começou sua carreira aos 16 anos de idade e foi com 19 anos que ele se profissionalisou como radialista na função de locutor, apresentador e animador. Em 2013 ele avança na comunicação indo trabalhar como repórter num canal de televisão no Mato Grosso. Atualmente Wagner Oleiro apresenta uma programação jornalistica nas manhãs da Rádio MAIS FM 104,7 e exerce a função de jornalista nesse portal.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Morcegos praticam distanciamento social quando estão doentes, aponta estudo

Uma nova pesquisa aponta que morcegos se distanciam socialmente quando estão doentes, passando menos tempo perto de outros e interagindo ...

Pular para a barra de ferramentas