Home > Economia > BC reduz taxa básica de juros pela nona vez seguida, para 2% ao ano

BC reduz taxa básica de juros pela nona vez seguida, para 2% ao ano

O Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) decidiu nesta quarta-feira (5), por unanimidade, cortar os juros básicos da economia brasileira pela nona vez consecutiva. Com a redução de 0,25 ponto percentual, a Selic vai a 2% ao ano e renova o menor patamar da história. Apesar de inferior aos cortes anteriores, a decisão do BC foi mais uma vez influenciada pelo efeito da pandemia do novo coronavírus e tem o objetivo de estimular a economia nacional. O crédito mais barato tende a incentivar a produtividade e impulsionar o consumo das famílias. "A pandemia da covid-19 continua provocando a maior retração econômica…

Visão geral da revisão

0%

Resumo: Corte da Selic em 0,25 ponto percentual atende às expectativas do mercado financeiro e leva a taxa básica ao menor patamar da história.

O Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) decidiu nesta quarta-feira (5), por unanimidade, cortar os juros básicos da economia brasileira pela nona vez consecutiva. Com a redução de 0,25 ponto percentual, a Selic vai a 2% ao ano e renova o menor patamar da história.

Apesar de inferior aos cortes anteriores, a decisão do BC foi mais uma vez influenciada pelo efeito da pandemia do novo coronavírus e tem o objetivo de estimular a economia nacional. O crédito mais barato tende a incentivar a produtividade e impulsionar o consumo das famílias.

“A pandemia da covid-19 continua provocando a maior retração econômica global desde a Grande Depressão. Nesse contexto, apesar de alguns sinais promissores de retomada da atividade nas principais economias e de alguma moderação na volatilidade dos ativos financeiros, o ambiente para as economias emergentes segue desafiador”, analisa o BC na nota divulgada para anunciar o corte.

A redução da Selic em 0,25 ponto percentual já era aguardada pelo mercado financeiro. Segundo os analistas ouvidos semanalmente pelo BC, a taxa básica deve permanecer no patamar atual pelo menos até o final do ano. O Copom, no entanto, não descartou a possibilidade de um novo corte dos juros.

FONTE: R7

 

Sobre Wagner Oleiro

Radialista desde 93 trabalhou nas principais AMs e FMs do Recife. Começou na carreira logo cedo acompanhando seu pai Cláudio Monfrin que também é radialista (aposentado) nos programas que apresentava. Mas foi como sonoplasta que Wagner Oleiro começou sua carreira aos 16 anos de idade e foi com 19 anos que ele se profissionalisou como radialista na função de locutor, apresentador e animador. Em 2013 ele avança na comunicação indo trabalhar como repórter num canal de televisão no Mato Grosso. Atualmente Wagner Oleiro apresenta uma programação jornalistica nas manhãs da Rádio MAIS FM 104,7 e exerce a função de jornalista nesse portal.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Rejeição ao governo Bolsonaro cai ao menor nível desde abril de 2019

A reprovação ao governo de Jair Bolsonaro recuou agora em outubro de 2020 ao menor nível desde abril de 2019, ...

Pular para a barra de ferramentas